quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sistema bancário irlandês - Parte I

Ou seria sistema precário? Gente, olha.

Senta que lá vem a história... Do início de 2009 até setembro de 2011 eu trabalhei em instituições financeiras, uma banco público e uma cooperativa de crédito que atua como banco. Pois bem, por mais que a gente reclame do sistema, que "dá pau" toda hora, que é lento e blábláblá, o sistema bancário brasileiro é ótimo, tenham certeza disso. No Brasil você abre sua conta no banco, e já sai de lá sabendo o número dela, na maioria dos bancos você mesmo escolhe a sua senha e depois recebe um código que deve ser usado junto com a senha, sem contar os cartões multiplos e com chip. E assim que sua conta estiver aberta você já pode efetuar depósitos e fazer movimentações direto no caixa enquanto seu cartão não chega.

E vocês acham que aqui também é assim? Oh inocência!

Hoje fui abrir a conta no banco, depois de entregar documentos preencher formulários a mão (isso mesmo estamos na era da pedra lascada) a atendente me informou que a conta estará aberta na segunda-feira. Isso mesmo, eu não escrevi errado, você não leu errado SEGUNDA-FEIRA. São necessários 3 dias úteis pra conta passar a existir, tipo, nem sei, se bobear no Brasil em 3 dias você já está com seu cartão gastando no crédito. E é claro que enquanto a conta não é aberta, não posso depositar o dinheiro e eu preciso fazer o depósito, pedir o extrato e depois ir na imigração, mas isso é assunto pra outro post.

E ainda tem mais, pra ter conta de estudante eu precisaria estudar em período integral, mas como meu curso é só de 15 horas semanais, eu não tenho uma conta de estudante que seria sem tarifas, então minha conta tem tarifas. Eu pago €0.28 em todo depósito e em toda retirada. Sim aqui se paga pra COLOCAR dinheiro no BANCO. 

O que ouvi dizer é que o dinheiro também não entra na sua conta na mesma hora, e sim no dia seguinte. Segunda-feira terei mais informações reais sobre esse assunto polêmico. Olha, é de cair o queixo viu.

2 comentários:

  1. Oi Karina!
    Achei seu blog há pouco tempo, mas está sendo super útil...Lendo seu post me surgiu uma dúvida; na verdade fiquei meio apavorada..rsrs
    Como assim conta de estudante só com mais de 15 hrs aula? E como assim se paga pra fazer depósito e retirada? Essa informaçõo é nova pra mim..
    Continue postando sempre..tenha certeza que as informações são preciosas pra quem ainda está no Brasil!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Karina, deve ter alguma coisa errada, não pode ser. Todo mundo abre conta de estudante, eu consegui a conta de estudante normal, não pago tarifa nenhuma, só pago 5 euros por ano se eu quiser pedir o cartão de débito (o Laser Card).
    E sim, em relação ao sistema bancário, a Irlanda está muito mais do que ultrapassada...coitadinha.
    O seu problema é que você só pôde abrir a conta no banco depois que chegou o seu pps (by the way, só chegou nessa semana? o PPS é o mais rápido).
    Enfim, boa sorte com as burocracias!

    ResponderExcluir