segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Electricity Bill

Quando eu vim visitar a casa em que moro, o rapaz que me passou a vaga me disse que se eu ficasse com a vaga teria que colocar a conta de eletricidade em meu nome, pois aqui na casa cada um é responsável por uma conta (deveria ser).

Pois bem, depois que me mudei o marroquino que mora no quarto de frente pro meu ficou de me ajudar a ligar na companhia elétrica mas ele nunca estava em casa quando dizia que estaria, então eu liguei sozinha. Não foi difícil, quem me atendeu falou depressa demais e eu pedi pra repetir devagar por que eu sou estrangeira, pois bem ele repetiu e consegui passar todos os dados necessários. Eu sempre havia lido que se você coloca sua conta de energia em débito automático não precisa pagar depósito, pois bem, não é bem assim, pelo menos não com a Airtricity, companhia que usamos aqui em casa. Eles cobram um depósito de €300.00 se você não colocar em débito automático e €200.00 se colocar. 

Conversei com outras pessoas e todo mundo teve que fazer a mesma coisa, teve gente que escolheu não colocar em débito automático e pagou depósito mais caro. 

Alguns dias depois que chegou a conta com o valor do depósito. Esse valor deveria ter sido debitado sexta-feira, hoje eu fui ao banco e tirei um extrato e nada. Conversei com a Cintya que já passou por isso e ela me disse que é assim mesmo, antes de debitar de verdade eles vão me mandar uma sms avisando.

Hoje quando cheguei em casa tinha uma carta da companhia elétrica, abri e a conta passava de €200.00, mas eu deduzi que fosse o valor do depósito mas o valor desde o dia em que eu assumi a conta, eu só assumi dia 18/11 mas disse que havia entrado na casa no dia 01/11, mesmo assim eles cobraram a partir do dia 02/11. Então o valor até o fim de novembro não foi muito alto. Mas eu não fiquei só na dedução né, liguei lá e o atendente me disse que era isso mesmo. Menos mal.

Essa conta de eletricidade foi uma das coisas que me deu muita dor de cabeça aqui na casa, até cheguei a procurar outros lugares por que estava estressada demais com minhas coisas de banco e visto e ainda isso, o problema é que o pessoal estava relutante em pagar o depósito, ok eu também não tenho €50.00 sobrando (€200/4=€50 cada) mas se for necessário, fazer o que né. O valor do depósito geralmente é devolvido depois de alguns meses como crédito, ou seja você vai gastando e pagando a conta, num determinado mês sua conta vem e você não precisa pagar por que eles usaram o valor do depósito para tal. Por isso se você procurar casa e te cobrarem além do depósito do quarto o depósito de energia é por que as pessoas ali ainda não receberam o depósito de volta.

2 comentários:

  1. Achei absurdo. Acho que as contas tinham que ficar no nome da pessoa que alugou a casa primeiro. Pelo menos funciona assim nas duas casas que fiquei.
    Falando em eletricidade, a minha veio super caro, e ainda nem ligamos o heater =\

    ResponderExcluir
  2. Concordo Tati, mas acho que aqui sempre foi assim, e a casa foi sendo repassada e repassada, nem tenho certeza no nome de quem está agora, na época eu queria muito o quarto pq pelo preço e local estava bom, então nem esquentei e não imaginava que teria dores de cabeça com isso.

    ResponderExcluir