quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

GNIB, uma saga

Na última terça-feira eu finalmente consegui meu GNIB, que na prática é o visto definitivo de um ano.


Quando aterrissamos na Irlanda normalmente recebemos um visto de um mês, tempo necessário para providenciar os documentos e ir a imigração solicitar o visto definitivo.

Mas que documentos?
-Passaporte;
-Carta de matrícula;
-Seguro Governamental (ou particular com cobertura de €30,000.00 ou mais)
-Passagem de volta;
-PPS;
-Extrato Bancário;

Os quatro primeiros você precisa ter antes mesmo de chegar aqui, o seguro governamental você geralmente recebe no primeiro dia que vai a escola, mas com certeza já pagou por ele quando fez sua matrícula. Os outros documentos consegue aqui na Irlanda.

O primeiro deles é o PPS (Personal Public Service Number)que rusticamente falando podemos comparar ao CPF no Brasil. Pra conseguir o PPS a escola te dá uma carta e você vai ao Social Welfare Local Office  com seu passaporte, pega uma senha espera, quando te chamam preenche o formulário e espera cerca de 5 dias úteis até que a carta chega na sua casa, você não vai receber nenhum cartão é só a carta com o número mesmo, ou melhor um código pois também contem letras.

O segundo documento é o extrato bancário, mas pra ter o extrato você precisa de conta no banco e pra abrir a conta no banco você precisa da carta da escola. A minha escola só libera a carta do banco mediante apresentação da carta do PPS. Então com a carta do PPS que servirá de comprovante de residência mais a carta que a escola entrega, abre-se a conta no banco, e daí vem aquela bela história, três dias pra conta ficar aberta, então você pode fazer o deposito dos 3 mil euros no meu banco eu só pude solicitar o extrato no dia seguinte, mas o tempo de chegada também é de até cinco dias úteis, se fizer o depósito e solicitar o extrato no dia seguinte o extrato provavelmente chegará no mesmo dia que o cartão, a senha deve chegar dois dias antes.

Alguns amigos que estudam em outras escolas abriram contas sem a carta do PPS, mas isso também depende de qual agência e de qual banco sua escola vai te enviar. Algumas escolas liberam as duas cartas de uma vez e o processo é bem mais rápido, conheço gente que com duas semanas aqui já estava com o GNIB o meu levou 42 dias.

Antes de ir na imigração é bom conferir na escola se eles já enviaram a carta pra imigração, sim sua escola vai mandar uma carta lá, dizendo que você está matriculado e qual é o período do curso. O meu curso é de 52 semamas sendo 26 de estudo + 26 de holiday, então meu visto é de 1 ano.

Então na terça após a aula, munida de passaporte, carta de matrícula (a mesma que trouxe comigo do Brasil e mostrei no aeroporto), extrato, passagem de volta (não pediram pra ver) e seguro governamental, fui até a imigração.

Essa foi a parte mais rápida de todo o processo, cheguei lá por volta de 13:10, entreguei na cabine 15 meu passaporte, extrato e seguro governamental. O cara me disse pra esperar e foi pra lá com meus documentos, daí voltou e me disse pra ir na cabine 6 ou seja. não tive que pegar senha, como a maioria das pessoas, principalmente quem vai de manhã precisa fazer.

Na cabine 6 o rapaz conferiu meus documentos e perguntou qual escola era, eu entreguei a carta de matrícula e ele hoi lá pra trás com a carta e meu passaporte, depois de uns três minutos voltou com a carta que a escola tinha enviado e colocou uns dados no computador, me pediu pra olhar pra câmera pra tirar uma foto e depois pra pagar a bagatela de €150,00. Paguei com o cartão do banco mesmo, ou seja tirei dos € 3,000.00.

Ele me devolveu os documentos menos o passaporte e me pediu pra sentar e esperar, sentei e esperei cerca de 30 min até que me chamaram na cabine 1 pra pegar o passaporte e a carteirinha do GNIB. Ufa, um ano de visto.

Apesar de ter chego aqui no dia 17/10 só comecei a estudar no dia 24/10, e é essa informação que está na carta da escola, então meu visto vai até 24/10/2012, uma semaninha a mais. E apesar de no aeroporto ter recebido um mês de visto não fui questionada por ter ido depois desse prazo, na realidade conheço gente que foi com mais tempo e ouvi estórias de gente que foi com quase três meses aqui e não teve problema também.

Posts que você deve ler:
Imigrando: O número do PPS - Vida na Irlanda

5 comentários:

  1. Aeeeeeeeeeeeee!!!! Finalmentee!

    Que sorte não ter esperado por horas hein, das duas vezes que eu fui fiquei mais do que 2hrs.

    ResponderExcluir
  2. Bacana o post Karina! Que bom que deu tudo certo!

    Uma coisinha... a grana (os 3000 euros) pra depositar no banco, como você levou essa grana, no VTM? Se,sim, como você pra juntar os 3000? Vc foi sacando e ficando com o dinheiro até juntar tudo?

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Então Rafael, eu touxe no VTM mesmo, é mais seguro, ouvi gente falando em trazer travel cheque, mas e se te roubam o cheque, eu não sei como funciona, o VTM é mais seguro, se roubam vão precisar da senha pra usar (caso tenha chip) pra sacar não tem jeito precisa de senha, com ou sem chip e se perder é só bloquear e pedir ouyro, qdo for fazer o seu se informe sobre isso, mas eu considero o modo mais seguro. Sobre os saques, tem gente que espera a conta estar aberta e faz o saque dentro da agência mesmo e deposita aos poucos, eu tive que fazer 4 saques por causa do meu limite diário, e só depositei depois de ter certeza que meu cartão chegaria no meu endereço.

    ResponderExcluir
  4. Entendi! É... isso era minha maior dúvida... de como fazer os saques, exatamente, por causa dese limite diário. Porque fico meio preocupado com o fato de ficar andando com a grana "pra cima e pra baixo", mas, esse lance de sacar na agência e já ir depositando aos poucos me parece uma boa!!

    Valeu Karina. A gente se vê por aí...

    ResponderExcluir
  5. Olá Karina!
    Que bom que conseguiu seu GNIB!:)
    Uma pergunta, vc não mencionou acima, o seguro saúde "privado", vc obteve? Acha que é realmente necessário? Boa sorte aí!
    Abraços

    ResponderExcluir