domingo, 26 de fevereiro de 2012

Trabalho Voluntário

Como já disse aqui algumas vezes demorei um bom tempo pra conseguir vir pra Dublin, nesse tempo fiz várias pesquisas e li muita gente dizendo que fazer trabalho voluntário seria um ótima opção, principalmente nos primeiros meses quando você ainda tem aquele dinheiro que trouxe do Brasil e ainda não tem as benditas referencias que todos os empregadores aqui pedem, além de ser bom pra treinar o inglês.

Logo nas primeiras semanas aqui me inscrevi no centro de voluntários, fiz a inscrição pela internet mesmo. Me candidatei a algumas vagas, só recebi um retorno, preenchi um formulário, enviei de volta mas nunca fui chamada pra vaga.

O tempo passou e eu desencanei, em Dezembro, nas férias da escola a Elaine foi a uma instituição entregar u formulário pra ser voluntária lá, eu e a Karol estávamos juntas e resolvemos preencher o formulário também. Logo na primeira semana de Janeiro nos ligaram e foi quando eu passei a ser voluntária no Charity Shop da Irish Deaf Society.

Pelo que eu entendo essa é a principal fonte de renda da associação. O meu trabalho é simples, geralmente eu vou duas vezes por semana no período da tarde. O horário deveria ser das 13h as 17h, mas como eu saio da escola quase uma da tarde sempre começo as 14h. A loja é pequena mas tem muita coisa, e muita gente compra todos os dias, quando temos muitas doações fico na parte dos fundo ajudando a separar e colocar preços, em dias mais tranquilos fico mesmo na parte da loja, ajudando a manter organizada e as vezes também ajudo no caixa.

Eu acho ótimo, principalmente em épocas que estou mais emotiva, ir pra lá me tira de casa e eu não fico só pensando em coisas negativas, além de ajudar no inglês. As vezes os outros voluntários são mais falantes e eu passo a tarde conversando, e mesmo que não sejam, o rádio está sempre ligado e eu sempre fico prestando atenção nas conversas. De qualquer maneira treino meu inglês um pouquinho mais.

A dica é válida pra todos, assim que chegar em Dublin procure instituições, igrejas e até mesmo o centro de voluntários, sempre tem lugares precisando. Vai ser bom pra você e pra sociedade onde você escolheu viver.

2 comentários:

  1. Eu até tentei, mas nunca fui chamada... aí desisti =\

    ResponderExcluir
  2. É legal fazer trabalho voluntario, no seu caso, alem de aprender, vc tem a mesma sensação de estar ajudando em qualquer outro local, que é de plenitude. Vc preenche o seu dia e é feliz fazendo isso. Sucesso sempre pra vc. bjos

    ResponderExcluir