segunda-feira, 16 de julho de 2012

Operadoras de Celular

Se você é brasileiro e vem pra Dublin, é quase certeza que vai comprar um celular da Vodafone. Pelo simples fato de que é a operadora que todos os brasileiros usam, e como dá pra falar de graça entre os números da mesma operadoras e o custo de ligação pro Brasil é de 9c pra fixo e 25c pra celular, pra que comprar de outra não é mesmo? por que verdade seja dita, por maior que seja a sua vontade de ficar longe dos brasileiros, você não vai conseguir e é com eles que vai conversar e trocar muitas mensagens. Lembrando que é necessário fazer uma recarga de €20.00 a cada 30 dias pra conseguir manter a "promoção".
Pra usar a internet na Vodafone a recarga mínima é de €25.00/mês e te dá 150MB ou €30.00 pra ter 500MB/mês.

Depois que chega aqui você descobre os chip do TESCO que oferece as mesmas mamatas que a Vodafone pra ligações e SMS entre os números da operadora, mas tem a vantagem de ter um custo de ligação de 1c por minuto pra fixo no Brasil e 14c por minuto pra celular, o que acontece muito é que muita gente tem chips de ambas as operadoras, uma pra falar com pessoas daqui e outro pra conversar com a família/ amigos no Brasil. O chip do TESCO tem ainda a vantagem de nas recargas a partir de € 10.00 você recebe o mesmo valor em bonus, ou seja, a galera ama e fala horas.
Usar a internet na TESCO eu realmente não sei quanto custa, as pessoas compram geralmente o chip com o aparelho mais barato apenas por causa das ligações internacionais.
TESCO é antes de tudo uma rede de supermercados, por isso mesmo é fácil fácil adquirir o chip e fazer a recarga já que você com certeza vai no mercado algumas vezes por mês.

Mas existem outras alternativas, eu mesma mudei de operadora, de Vodafone pra Three (3), isso por que eu resolvi depois de quase 5 anos com o mesmo celular, comprar um smartphone, e eu admito sem vergonha alguma que sou viciada em internet, e a grande vantagem da 3 é justamente o fato que mesmo tendo um plano pré pago ( pay as you go), com a recarga de apenas €20.00 por mês eu tenho: ligações e mensagens grátis para telefones da 3, mensagens grátis pra qualquer operadora todos os dias, ligacões grátis pra outras operadoras aos finais de semana e posso consumir o quanto quiser de data (dados/ internet), como algumas amigas já tinham mudado e analisando bem eu vi vantagem, mudei também. E daí você me pergunta sobre o custo de ligação pro Brasil, eu não sei, falo com minha mãe quase diariamente pelo Skype, então pra mim a ligação ser barata ou não não é algo que faça muita diferença, uso os créditos mais pra falar com minha avó paterna com quem eu só consigo falar por telefone mesmo, e ainda assim são ligações só mesmo pra ela saber que está tudo ok comigo, que eu estou comendo e trabalhando. Ou seja, coisa de 5 minutos toda semana e como hoje em dia todo mundo usa celular mais pra mandar SMS do que pra conversar...to no lucro.


Além dessas operadoras citadas ainda temos Meteor e O2, mas não tenho informações sobre elas, já ouvi falarem bem da O2, o lance é pesquisar.

Ah só uma curiosidade, quando for recarregar seu celular não diga que quer colocar créditos e sim que quer fazer um top up. Essa é uma daquelas coisas que até dá pra traduzir ao pé da letra mas que pra eles não faria o mesmo sentido que faz pra nós.

10 comentários:

  1. muito útil esse post, adoreii :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, achei mesmo que seria útil, pelo menos o que eu sei né, aquilo que não tive preguiça de pesquisar haha

      Excluir
  2. Eu ia mudar pra Three se fosse pegar um pós pago, o plano deles é muito bom, mas aquela coisa né...todo mundo tem vodafone =\
    E eu ligo muito pro BR, parece que a ligação pra lá é 30(e poucos) centavos os primeiros minutos, e depois diminui...sei lá, uma amiga minha tinha e me falou.
    Já baixou o whatsapp? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff eu mudei, tem umas meninas que mudaram e o povo me abandona, todo mundo só conversa pelo Facebook, então mudei de operadora mesmo, vc manda mensagem de graça, eles que paguem huahuahua. Uma amiga minha está pensando em trocar tb e vai pro pós pago. É claro que baixei whatsapp, foi o primeiro haha.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Arrasou, Ka! Vou começar a pensar no assunto. Bjoka

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Karina, acho que vou comprar da TESCO primeiro, quando tiver amigos aí compro de outra operadora heuaeha...

    ResponderExcluir
  6. Ei Karina, muito útil essas informações. Realmente vc explanou bem referente ao interesse da pessoa, e que realmente pode mudar de acordo necessidade.

    Bem, eu vou para ficar 30 dias, meu cel pode acessar internet dependendo da operadora, mas não tem WiFi. Pretendo usar para ligações com a minha mãe aqui no Brasil, e mensagens também.
    Como vou ficar pouco tempo aí, acredito que mesmo tendo contato com Brasileiros e suas operadoras, não impediria que eu tivesse um TESCO.

    Você tem alguma dica para meu caso? Se realmente essa seria a melhor opção? No caso, os telefones aqui do Brasil funcionam normalmente aí, sendo desbloqueado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseane, obrigada pelo comentário.

      Uma amiga veio me visitar em Maio e usou o chp da TESCO o bom é o preço da ligação realmente muito barato, eu não sei o custo e limite de uso da internet, mas pra ligar é o mais vantajoso, com certeza.

      Excluir
  7. Karina, vale mais a pena comprar celular ai na irlanda que aqui no brasil, correto? você pode me indicar lojas baratas pra comprar celular? obrigada.

    ResponderExcluir