quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Generalizando: Africanos

Como eu disse no post anterior, passei dos meses trabalhando em dois lugares, naquele meu segundo emprego além de brasileiros, alguns irlandeses e espanhóis haviam também muitos africanos e de vários países da africa, por isso esse post é uma generalização, injusta como toda generalização.

Quando eu conheço um brasileiro é normal que a gente se pergunte de onde é, há casos em que você acaba por descobrir que a pessoa é da mesma região que você, que o irmão dele estudou na mesma faculdade que o seu etc. Mas se você é negro(a)  e um africano vier falar com você ele virá com a certeza de que você também é da Africa, e a primeira pergunta que ele te fará - antes mesmo de um Hi, how are you - é where are you from? esperando como resposta o nome de algum país africano, óbvio, quando eu com cara azeda (depois da vigésima experiência)  respondia que era do Brasil enfrentava faces incrédulas e uma vez chegaram a me perguntar se eu tinha certeza. Olha, só respirando fundo antes de responder viu.

Então não contentes com minhas origens tupiniquins alguns dos meus à época colegas de trabalho começaram tentar investigar meu passado familiar, me pediram fotos da minha família, eu achei bonitinho, ainda não tinha caído a ficha do que eles queriam, conforme mostrava as fotos dos meus pais e das minhas avós perguntas repetidas várias vezes, de onde é sua avó, ela é da africa né. E eu muito simpática mas ao contrário, respondi que ninguém sabe quem das famílias é da Africa. 

Você brasileiro com origens, asiáticas e europeias pode até saber quem da sua família foi de navio pro Brasil, mas no caso dos negros essa é uma estrada que acaba sem na verdade chegar ao fim, não dá pra chegar no ancestral africano, agora nesse mundo moderno em que vivemos com rastreamentos através do DNA quem sabe um dia seja possível descobrir, mas com mais 300 anos de trafico de negros do continente mãe pro Brasil não acho que seja uma tarefa fácil, e sinceramente, não é importante pra mim saber. 

Outra característica essa referente ao homens especificamente, e que chegou a me assustar é a forma indiscreta com que eles se aproximam das mulheres. Quando eu finalmente e cheguei "de cabelo novo" eu quase tive que sair correndo um dos homens casados de lá passou as 3 horas de trabalho dele me pedindo meu telefone, primeiro como brincadeira, depois mais e mais até que eu percebi que não era brincadeira né, eu simpática que só, parei de falar com ele por 3 dias, ele nunca mais pediu meu número e até o dia em que saí de lá só falávamos o essencial.

Agora a respeito das mulheres, a invejinha rola solta hein minha gente. Eu tinha dito pra menina africana com a qual passava o tempo junto que iria mudar o cabelo, eu disse isso na quinta, quando consegui marcar horário, na sexta ela apareceu lá com um aplique, e na semana seguinte, quando meu cabelo diferente virou assunto ela fez mais algumas mudanças no dela. As africanos por aqui usam muito peruca, não sei por que, mas acho que é uma solução menos complicada e mais barata também, já no Brasil nós estamos pra lá de acostumados com processos químicos, que apesar de mais caros são mais duradouros né, e eu fui em um excelente cabeleireiro brasileiro, pelo que eu reparei os comentários dela, ela estava esperando eu lavar o cabelo e ele voltar a ser o que estava antes. No way baby, no way.

Além disso as pessoas com as quais eu trabalhei faziam de tudo pra passar o serviço pro outros e lógico ficar de papo pro ar jogando conversa fora.

Prefiro muito mais minhas raízes brasileiras viu.

4 comentários:

  1. Quando vi o título do post já imaginei que era isso. Ano que vem passarei por isso também. Vou aproveitar e te fazer uma pergunta: uso tranças afro, não aquelas raiz, mas com fibras sintéticas como essas aqui: http://portuguese.alibaba.com/product-gs/top-sale-100-kanekalon-jumbo-braid-synthetic-braiding-hair-extension-581909047.html

    Imagino que é difícil, mas já viu alguém por aí ou algum salão que trabalhe com isso?
    E outra pergunta é muito caro pra ficar com o 'cabelo novo' por aí, rsrs?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários salões onde eles fazem as trancinhas, mas não sei quanto custa pq não é o que faço no cabelo.

      Excluir
  2. Depois que postei que fui ler o post 'Nega do cabelo liso' e vi que vc sabe das tranças que estou falando, hauhuahua. Sorry

    ResponderExcluir