quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Renovando o Visto: Parte II - Imigração

Depois de me matricular devidamente na escola e comprar o seguro com eles, comecei a estudar, a apólice de seguro demora alguns dias pra chegar, então comecei a estudar antes mesmo de renovar efetivamente o visto.

Consegui pegar a apólice na quinta-feira (01/11), como às sextas a imigração fecha mais cedo e eu trabalhei até mais tarde não rolou de ir lá, então fui na segunda-feira 05/11. Alguns amigos já tinham me dito pra ir cedo, por que o processo estava lento, mas eu estava de folga e daí dormi mais um pouquinho, cheguei lá as 10 da manhã e depois de levar 20 minutos só pra pegar a senha percebi que a espera seria longo, mas eu estava preparada, levei um livro e chocolate.

Foram 4 horas de espera, por coincidência fui atendida no mesmo guichê que no ano passado, número 6. Mostrei meu documentos e a senhora que me atendeu conferiu tudo e foi buscar a carta original que a escola enviou. Ela demorou tanto que eu achei que não tinham mandado, ou que tinha dado algum problema, enfim, ela voltou e me pediu pra colocar o dedo indicador de cada uma das mãos pra fazer a leitura biométrica, depois tirar uma foto e pagar sofridos € 150.

Depois disso tudo voltei a esperar mais 50 minutos até chamarem meu nome e eu pegar de volta meu passaporte carimbado e o cartão com visto até 29/10/2013.

Os documentos que precisei levar pra na Imigração para renovar o visto foram:

-Passaporte;
-GNIB anterior;
-Cópia da carta de aceitação da escola;
-Cópia do seguro saúde;

Para poder renovar o visto como estudante é preciso que na escola anterior, ou durante a validade do visto anterior caso esteja renovando com a mesma escola, apresentar a carta de attendance, que nada mais é que a carta de frequência, comprovando que você compareceu a pelo menos 85% das aulas. Eu não levei esse documento pois a minha escola anterior, The English Academy, envia direto pra imigração, algumas escolas entregam pros alunos. A senhora que me atendeu não perguntou da carta, e nem procurou por ela, isso acontece, muita gente que tinha attendance baixo consegue renovar o visto normalmente por causa desse descuido de alguns funcionários, eu tinha attendance suficiente, por isso nem me preocupei.



Visto renovado, agora é estudar e viajar.


3 comentários:

  1. Oi Karina! Então pra renovar não precisa comprovar renda novamente?

    Você acabou perdendo sua passagem de volta pro Brasil ao renovar?

    Boa sorte e que você consiga fazer as suas sonhadas viagens e tudo mais!

    ResponderExcluir
  2. Na renovação não é necessário comprovar renda, só os documentos que eu citei mesmo.
    Como não fui para o Brasil não utilizei a passagem que tinha.

    ResponderExcluir
  3. Karina, td bom?
    Em relação a passagem, vc remarcou pra 1 ano depois ou ela perde a validade?

    ResponderExcluir