segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O frio, o vento, a chuva e a neve

Hibérnia, esse foi o nome que os conquistadores romanos deram pra Irlanda quando aqui chegaram e decidiram não ficar. Terra do inverno (frio) eterno.

O frio e a neve

Não é piada ou exagero, aqui faz frio em qualquer época do ano, é claro que no inverno faz mais frio que nas outras épocas, ainda assim não é um frio capaz de fazer nevar. Sim, eu já sabia disso antes de vir pra Irlanda, e apesar de querer muito um dia fazer bonecos de neve e anjo de neve, não vai ser aqui na Ilha molhada que isso irá acontecer, e sim eu poderia viajar pra ver neve, mas eu quero viajar pra fazer outras coisas.

Teve um pouco de neve...

..mas não deu pra fazer homem de neve 


O vento e a chuva

O que eu não tinha ideia era que aqui ventava a níveis de furacão, e não, não é exagero, duas semanas atrás tinha um alerta nos sites de previsão do tempo prevenindo as pessoas de que os ventos poderiam chegar a 120 km/h e teve uma manhã que eu estava trabalhando e estava um chuva fina e um vento tão forte que eu comecei a ficar com medo, de verdade.

Mas quando não venta à 120 km/h venta a 30 ou 40, isso com a chuva faz a gente entender por que as irlandesas usam o cabelo despenteado ou com um coque que a gente chama de ninho de passarinho, geralmente porque elas simplesmente amarram o cabelo despenteado e emaranhado num coque alto.

O frio daqui e o de lá

O que muitas vezes me tira do sério são pessoas do sul do Brasil, que ainda não vieram pra Dublin ou que recém chegaram, dizendo que com certeza vai ser fácil de se adptar ao clima irlandês por que é igual ao do sul.

Não é, e ponto final. Para de falar bobagem. Eu passei as 4 estações aqui, esse é meu segundo inverno na Irlanda e eu te digo e repito não é igual ao do sul do Brasil. Sim, vão ter dias que a temperatura vai se assemelhar, mas uma coisa é no Brasil fazer 0 graus as 5 da manhã e na Irlanda passar o dia marcando 1 grau com sensação de -4, e isso acontece frequentemente aqui.

Quantos meses de frio faz no Brasil, mas frio de verdade, onde você passas meses usando gorro, cachecol, bota e casaco pesado? Pois bem, aqui está frio nesses níveis desde Novembro, e vai "melhorar" no fim de Março, quando vamos poder trocar ( na maioria dos dias) o casaco pesado por um leve/médio e em Junho o leve por uma jaqueta, e depois, no fim de setembro voltamos ao casado leve/médio.

Apesar do vento, da chuva, do frio e da (falta de) neve, eu gosto da Irlanda. Dublin viverá eternamente no meu coração.


13 comentários:

  1. quero trocar com você quer o sol ? estou doando KKK aqui no brasil está muuuuuuuito quente, juro
    Acho que pra mim vai ser mais facil me adaptar quando chergar ai obvio que não tãããããõ facil mais facil kk entendeu né? porque ja amo o frio...

    agorasouirish.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amar frio estando no Brasil onde quase não faz frio é bem fácil.

      Excluir
  2. O dia que nevou eu sai na rua e achei: LINDO, até que eu lenbrei que neve derrete, e quando cheguei no ônibus, e tava toda molhada, HAHAHA.

    Mas ó Kaka, uma coisa é certa: o frio do sul acaba sendo muito mais complicado porque não existe aquecimento na maioria dos lugares, e justamente porque ele só dura algumas semanas do ano. O chuveiro não esquenta o suficiente, o ônibus é congelante, tem que dormir com 4 cobertores e já vestida pra acordar no outro dia. Até na minha casa mais fria daqui, eu sempre me virei com só um edredom.
    E sim durante o dia esquenta, o que só piora porque você anda carregando uma pilha de roupa inútil (cansei de deixar blusa de lã no trabalho).A minha casa é de madeira, então, tem dias que só dá pra sobreviver com trocentas meias, três moletons, e andando com cobertores dentro da casa.

    Aqui é muito mais frio, só que você consegue se livrar dele entrando em qualquer biboca/ônibus, hihi.

    Pra mim o pior daqui é o vento! eu nem ligo muito se tá friozão, mas aquele vendo desgraçado augrhs (ainda mais quando eu ando carregando aquelas pastas portfolio enormes que eu preciso, quase saio voando).
    :**

    ResponderExcluir
  3. Sim, neve derrete e esse pouquinho de neve que tem aqui então, deixa as calçada ensaboadas.

    Mas oh no interior de São Paulo também faz frio algumas semanas no ano, geralmente no outono ao invés de no inverno. E a situação de milhares de blusas e cobertor nas costas dentro de casa é uma realidade, o pior de tudo é o chuveiro que não esquenta, tanto que vou mandar bolsas de água quente pra minha mãe, pq pés quentinhos no inverno todo mundo merece. E eu já tb acho que acaba sendo mais complicado lá do que aqui onde tudo é preparado para o frio.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou aqui morrendo de rir do seu relato. Achei muito bom e como algumas pessoas não devem saber vamos deixar registrado há duas temperaturas na Irlanda: mais frio e menos frio. ;)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, faz tempo que eu estava pensando em escrever esse post, num guentei... além de frio ou muito frio, tem com chuviscos ou chuvoso.

      Excluir
  5. Muito bom seu post Ká, é essa a realidade de Dublin mesmo. Mas como você sabe eu moro um pouco mais afastada do centro e aqui teve um pouco mais de neve(ok só por um dia). Mas é um fato curioso da cidade de Dublin, é muito mais fácil nevar afastado do centro do que no centro da cidade.
    Hoje eu peguei o bus na volta pra casa e um senhor irlandês muito simpático sentou ao meu lado e ficamos conversando sobre o clima. E ele me disse sobre um ditado por aqui, que era algo como "quando você não consegue ver a montanha quer dizer que está chovendo. E quando você consegue vê-la quer dizer que vai chover". Ou seja, chuva é uma constante realidade do clima da nossa amada Dublin, e da Irlanda em geral!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, frio ou mais frio, tá chovendo ou vai chover. Bem isso.

      Excluir
  6. Pelo jeito o tempo ai nao te faz nada bem....sempre está batendo nessa mesma tecla....
    É uma coisa que não dá para mudar....nao adianta ficar de MI MI MI
    Eu, por exemplo, detesto este calor infernal do Brasil....fazer o que...é assim e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corajoso amigo(a) anônimo, o blog é meu e eu escrevo o que quiser. Os irlandeses reclamam do clima aqui, os brasileiros, os espanhóis os americanos e EU também, se é muito MiMiMi pra você não visite a minha página, ficamos os dois felizes, você sem ler meus mimimis e eu sem ler seus comentários bobos.

      Um beijo :*

      Excluir
  7. Ai Jesus, se já é dificil a adaptação de pessoas acostumadas - mesmo que seja uma vez por ano - a temperatura negativas, imagina eu, que a mais baixa que pego é 18ºC? hahaha, seja o que Deus quiser.

    ResponderExcluir
  8. Passei pra espiar e gostei :)
    To pensando em estudar fora tambem.

    ResponderExcluir
  9. cheguei aqui há quarenta dias e o frio foi novidade e desafio. saí de uma cidade solar (em fortaleza não tem inverno, só verão verão verão) e cheguei aqui no meio de muita chuva e muito frio. mas acho a cidade tão boa, tudo tão tranquilo, seguro, bonito e histórico, que só podia mesmo ter um clima ruim, né? nada é perfeito. hahaha. beijo!

    ResponderExcluir