sexta-feira, 31 de maio de 2013

Trabalhando em um Bed and Breakfast Part I: Housekeeper

Eu contei aqui quando consegui o emprego que tenho, esse mês fez 1 ano que eu estou lá, e além de housekeeper eu também ajudo como recepcionista, mas isso vai estar ni próximo post, nesse eu vou contar um pouco sobre como é minha rotina de houskeeper.

Eu não tenho um horário 100% fixo pra começar, mas na maioria dos dias começo as 7:30 da manhã, posso começar as 8:00, 8:30 ou 9:00, tudo depende do número de hóspede e do quanto minha chefe precisa. Geralmente os b&B's por aí são pequenos, tem entre 6 e 10 quartos, o que eu trabalho tem 22, sim 22 quartos divididos em três casa que são interconectadas.

Quando entro as 7:30 vou pra ajudar a preparar o café da manhã, deixar a mesa de café pronta com cereais, frios, frutas, iogurtes e adiantar alguns do itens do Irish Breakfast, isso tem que ser feito em 30 minutos por que o café começa a ser servido às 8:00, e dependendo da época do ano, e da lotação pode ser muito corrido, semana passada eu preparei 20 irish brakfasts em 30 minutos, sim, você não leu errado.

Apesar de ter 22 quartos a sala de "jantar" não tem espaço pra todo mundo sentar ao mesmo tempo, e as pessoas também não descem todas ao mesmo tempo, então além de preparar o café em si ainda tenho que ficar de olho pra limpar a mesa e repor os itens na mesa de café da manhã.

Depois que o horário do café da manhã termina, às 9:30 é hora de limpar a cozinha, e a sala de jantar, dependendo do número de hóspedes do dia uma das outras housekeepers já chegou e ajuda nessa parte, mas se tem muitos quartos pra limpar, geralmente só minha chefe dá uma ajuda, isso se não tiver muita gente chegando e saindo, daí ela tem que ficar fazendo o social, enquanto eu cuido da limpeza/ arrumação.

Termino isso geralmente por volta das 10:30 e daí tomo o meu chá (com leite) como alguma coisa e vou arrumar os quartos.

O tempo pra arrumar um quarto depende se é um quarto vazio, ou com hóspedes. Se é um quarto vazio temos 30 minutos pra fazer tudo, arrumar a cama, limpar os criados-mudos, guarda-roupa, banheiro e aspirar o carpete, se é um quarto com hóspedes, temos 10 minutos pra dar um tapa, repor os itens de chá e café na bandeja, esticar a cama, limpar o banheiro, tudo bem rapidinho mesmo.

Metais brilhando

Cama esticadinha

Vai um chá?


Como o check-in começa às 13h esse é o horário que nós temos que ter terminado, nem sempre dá pra terminar essa hora, principalmente no verão que todo dia tem muita gente chegando e muita gente saindo, mas normalmente não tem problema, no máximo o hóspede deixa as malas no quarto, pega a chave e quando voltar está tudo arrumado e o quarto trancado.

A minha rotina de housekeeper é essa.

Um comentário: