quarta-feira, 12 de junho de 2013

A importância de ter um Budget

Ai que metida, misturando inglês e português. Eu posso, conheço as duas línguas. 
Pronto, agora que você já me deu um pouco do seu desprezo que refletiu no brilho dos meu olhos e voltou pra você, vamos ao que interessa, vamos falar de tekpix, não de dinheiro, economizar e controlar o seu dinheiro.

Pra quem não sabe eu sou formada em Administração e trabalhei por quase 3 anos em 2 instituições bancárias antes de vir pra Dublin, então eu gosto de falar de dinheiro, e economizar dinheiro, de controlar dinheiro. Sim, eu tenho um problema.

Durante a faculdade foi bem complicado conseguir um estágio, daí eu tinha outros empregos, sempre pouco dinheiro e lógico muito com o que gastar. Foi quando eu comecei a fazer minhas planilhas mensais, como eu sabia o quanto iria ganhar colocava lá na planilha o meu salário mensal, e conforme ia gastando eu sabia o quanto ainda me restava, ou restaria no caso de compras parceladas. Se eu comprasse algo em 4x já jazia as planilhas dos próximos meses e colocava lá o valor da tal parcela.

Pode parecer loucura (e talvez seja) mas foi esse planejamento que me ajudou a me organizar ainda melhor e ser capaz de vir pra Dublin, mesmo não tendo o melhor dos salários.

Aqui em Dublin é ainda mais importante ter esse controle.

Quando você chega tem uma boa quantidade de dinheiro, mas dependendo do sei inglês, da sua sorte e dos seus contatos, pode levar um certo tempo pra conseguir trabalho. Se você ficar numas de que tem grana, e começar a ir pra todas as baladas, comprar em qualquer mercado e marcar 1 viagem por mês, vai estar falido antes mesmo do seu curso acabar. Isso é claro vale para aqueles que não tem os pais mandando quanto dinheiro precisar.

Uma amiga minha me contou que a housemate dela faz a lista de compra de uma maneira diferente, ela faz o cardápio pra cada dia da semana, e assim sabe o que vai comprar no mercado. Achei muito interessante. Eu não faço essa estratégia do cardápio, mas fazer uma lista é essencial, você precisa saber o que tem em casa e o que precisar comprar pra poder se alimentar por 7 dias. Fazer compras mais do que 1x por semana pode ser arriscado, porque você vai e gasta 10 euros e depois 15 euros e ainda não comprou tudo, e provavelmente não sabe o que tem em casa. Por isso eu digo, organize-se.

Depois que começamos a trabalhar a coisa pode fugir ainda mais do controle, até por que você pode ter um emprego com turnos malucos e se não tirar meia hora pra fazer sua lista vai entrar no mercado e comprar muita besteira se valendo da velha frase: ai eu trabalho tanto, mereço comprar isso, e isso, e mais isso e isso também, daí meus queridos, já era.

Ter um budget destinado pra mercado, balada, contas de casa, passeio vai ajudar você a controlar seus gastos e te dar a certeza de que você não vai precisar emprestar dinheiro dos seus amigos pra pagar o aluguel ou alguma conta do mês seguinte por que você se perdeu nas suas contas.

É claro que você vai gastar com bobagem, vai ao mercado mais de 1x na semana, mas ter algo que te ajude a se guiar não vai fazer mal algum.

Um comentário:

  1. é bem interessante isso, de uns 2 meses pra cá eu comecei a fazer isso também e agora parece que o dinheiro rende mais rs

    ResponderExcluir