segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fomos pra Rua #changeBrazil

Na noite de quinta-feira um dos meu amigos compartilhou em uma conversa no Skype o link da Globo News transmitindo o protesto nas ruas de São Paulo, em pouco tempo choque e incredulidade tomaram conta de mim. Não podia ser aquilo, polícia atirando em manisfestantes ajoelhados e de braços erguidos? Polícia bloqueando a Paulista pra que os manifestantes não bloqueasse a Paulista!?? Tinha que ir trabalhar super cedo no dia seguinte, e eu não tenho um trabalho lá tranquilo, onde eu posso fingir que trabalho enquanto recupero as forças gastas em uma noite mal dormida. Mesmo assim dormi mal. 

No dia seguinte, quando tive a chance li, vi, ouvi tudo a respeito do desfecho da noite anterior. Pra quem não sabe existe uma diferença de 4 horas entre os fusos Irlandês e Brasileiro, por isso, enquanto lá eram 7 da noite aqui já eram 11. Eu nem sei expressar tudo que senti, a cada vídeo, a cada texto, a cada foto. Só sei que se eu estivesse no Brasil, em São Paulo, eu teria garantido a minha presença no próximo protesto, mas eu estou longe, o que fazer? Eu tenho o grupo de amigos certos, e todo mundo estava se sentindo da mesma maneira, na tarde do dia 14/06 um protesto começou a ser organizado, houve uma reunião pra definir como seria esse protesto. A intenção inicial era marchar pelas ruas centrais de Dublin, mas em conversa com a Garda (polícia Irlandesa)  ficou decidido que ficaríamos parados no "canteiro central" da O'Connell Street próximos ao Spire no Domingo 16/06. E assim o fizemos.

Haviam cerca de 3.000 pessoas confirmadas no evento que foi marcado pra começar as 13h, cheguei lá 10 minutos depois desse horário e tive a grata surpresa de perceber que muita gente, deixou o estilo brasileiro de chegar atrasado de lado, já tinha uma galera bem significativa por lá, e a multidão verde-amarela continuou a crescer até chegar a quase 2 mil pessoas. Foi lindo de ver que nós brasileiros nos unimos sim por uma causa que não seja futebol. Levantamos das cadeiras, saímos do Facebook e fomos pra rua, protestar, por um país melhor, mais justo, mais digno, menos violento e com mais respeito. Chega, não dá mais, os vinte centavos de Real foram apenas a gota d'água que faltava pingar. 

Pingou.

Acordamos furiosos.

Foto by Daniel Sandes



Muitas outras fotos incríveis nesse álbum do E-Dublin


Nenhum comentário:

Postar um comentário